With winning in mind


Lições de uma competição

Preparar-se para uma competição de alto nível é muito mais do que apenas treinar. É imaginar, sentir, tocar e vivenciar com intensidade estar entre os melhores do mundo e fazer a diferença. Um livro mudou minha forma de encarar as coisas, desde já agradeço ao sr. Lanny Bassham autor do livro With winning in mind (Com a vitória na mente) no qual descreve como o preparo mental é o passo fundamental para a vitória.

No livro, Bassham diz que após pesquisa concluiu que 95% das competições de alto nível são vencidas por 5% dos atletas. E o que fazem esses campeões diferentes? Ao conversar com eles a resposta é: a maneira que eles pensam. Um campeão é diferenciado.

O Arco e flecha é um esporte de precisão onde a técnica e o preparo mental são os ingredientes do melhor desempenho. Acerca disso, Bassham diz que um atleta só precisa de 2 passos para atingir seu melhor desempenho. Ele diz:

- Passo 1: “Esteja preparado tecnicamente e mentalmente para fazer um 10” - Passo 2: “Repita o número 1”

Todos esses conceitos parecem básicos, mas coloca-los em prática e vencer o embate contra nossa mente e nossas fraquezas é o grande desafio. Um vencedor não pode esperar o dia iluminado para chegar à vitória, todo dia ele deve estar preparado para ela.

Saio dessa competição muito melhor que entrei. Alguns ensinamentos dolorosos, ao fazer a intertextualidade com as palavras de Bashamm me mostram que o caminho que venho trabalhando junto com meu técnico está correto. Precisamos agora acertar alguns detalhes técnicos que a minha medalha mundial se aproxima. O que para alguns parece um excesso de auto-confiança, para mim é apenas a certeza de que a primeira pessoa que deve acreditar na minha capacidade sou eu mesmo. A minha auto-imagem criada deve ser a de um vencedor.

Na I Etapa da Copa do Mundo 2011, a lembrança de um grande round Qualificatório, no qual terminei na 12ª colocação geral. Diante dos maiores nomes do arco e flecha mundial, uma prova tranquila, onde não me importei com a pontuação geral e apenas olhei para cada flecha. No final do 2º round, fui ver que terminei na 12ª colocação, após estar em 28º ao fim do primeiro round. Classificar-se bem é um grande passo para realizar a etapa eliminatória – etapa que realmente vale medalha – com um outro nível de confiança. Respeito se conquista com resultado. Ser respeitado por seu resultado e fazer valer seu favoritismo é o grande desafio dos melhores.

Ao chegar ao combate eliminatório minha crença na vitória fortalecia a cada etapa que passava. Até chegar o momento onde errei e fracassei diante da adversidade. “Um navio em um porto é muito seguro, mas não é para isso que eles foram feitos”. E assim eu deveria ter encarado a tormenta do vento que enfrentei na disputa das oitavas-de-final contra o iraniano Majid Gheydi. Após estar vencendo, enfrentei o vento de uma forma errada, fui querer ser mais forte do que ele ao invés de saber trabalhar com ele. Mudei minha técnica para poder enfrenta-lo, ao invés de utilizá-lo para carregar minha flecha ao centro. Deveria ter mudado apenas o ponto de mira e não minha técnica, essa decisão errada me custou 2 tiros errados na última série, me custaram a vitória, me custaram a não possibilidade de seguir meu caminho rumo às finais. Essa é a lição que levo. O vento também pode soprar a nosso favor. Uma árvore na natureza não se enrijece diante do vento, pois senão ela pode quebrar. Por mais rígida que ela pareça, ela tem a flexibilidade de envergar diante dos fortes ventos para manter-se em pé e dando seus frutos. Sejamos árvores, sejamos inteligentes.

Bassham, obrigado por suas palavras. Arco e flecha obrigado por seus ensinamentos. Dia 06 de junho inicia-se a II Etapa da Copa do Mundo na cidade de Antalya-Turquia. Até lá, preparo técnico e mental muito forte. Vamo que vamo!

E sempre comemore, sempre veja o copo meio cheio. A 9ª colocação geral na I Etapa me coloca na zona de pontuação do ranking geral da World Cup, rumo a estar entre os 8 melhores para estar na grande final da competição. VQV!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square